hoje eu só queria estar aposentada 🧶 - newsletter #68
o ministério da saúde adverte: hate misturado com tpm pode causar graves danos a saúde (e a news da quinzena)
Hola amigas, como vão? Apenas aquele lembrete de sempre: nossa news é gratuita e perfeita, então para que ela continue crescendo, compartilhe com amigas que vão gostar de fazer parte da nossa festa do pijama 🤸
Logo depois da última news, eu divulguei uma pesquisa pras nossas leitoras, pra tentar entender um pouco mais sobre o que vocês gostam ou não de ver por aqui. E uma coisa que muita gente pediu foi pra trazer mais sobre moda e o backstage da NTR pra cá. Pois vamos lá.
Eu amo a nossa newsletter. Muito porque é um formato de conteúdo que eu consumo e acredito. Outro tanto porque é um conteúdo que a gente adora fazer. Ou, pelo menos eu, adorava.
Faz tempo que eu ando meio de mal com a news e com muita ansiedade nos dias que antecedem a minha edição. Ou porque não me sinto inspirada o suficiente pra escrever algo ou porque escrevo e acho uma bosta. E eu sempre acho que vocês percebem.
Ao mesmo tempo, o último texto, que escrevi com o mesmo tanto de insegurança, foi super bem recebido.
O que me lembra de outra coisa.
Semana passada eu fiz um post pro nosso Instagram falando sobre o fim da diversidade escancarado na última temporada de moda, cheio de dados e referências e adorei o conteúdo. Até minutos depois de postar.
A gente recebeu tanto hate por estar falando daquilo, mesmo sem ter peças 5GG no nosso catálogo, que fui obrigada a relembrar nos stories que ainda somos uma mera startup, com uma operação minúscula, que ainda não tem dinheiro nem pra pagar seus sócios, que precisam operar em jornada dupla pra poder tirar o projeto do papel, quem dera pra poder pagar um número de peças o suficiente pra termos uma grade de numeração completa.
Acho que o mais me incomoda dessa discussão toda são as pessoas que comentam com o tom “ué, não tem porque não querem, é só fazer!”.
Aí me vem um exemplo simples: todo o ser humano sofre pra manter uma alimentação saudável e fazer meia hora de exercício por dia, mesmo sabendo comprovadamente que isso é a melhor coisa que ele pode fazer por ele, em todos os aspectos.
Sabendo disso, o que faz alguém pensar que, em qualquer outra área da vida com bem menos comprovações, as ações e decisões sejam tão simples assim? Se já não existe o “vai lá e faz!!!” pra meia hora de caminhada por dia, imagina pra complexidade de ter +10 tamanhos numa micro empresa!!!!!!
Eu não sei como são com os outros mercados, mas às vezes eu sinto que trabalhar com moda, além de me exigir tamanha criatividade pra não ser mais um lugar na internet falando as mesmas coisas, ainda pede uma dose de paciência extra. Parece que precisa de criatividade, mas cuidado! Porque também não pode ser muita.
Eu não costumo me estressar com hate, mas acho que dessa vez foi mais desanimador do que as outras. Talvez porque eu já estivesse em uma fase insegura com meus textos aqui. Talvez porque eu estivesse de tpm.
Alguns chamam esses sintomas de Síndrome da Impostora. Eu chamo de “tô com zero criatividade pra texto e post e tudo que eu escrevo fica uma merda então também não quero fazer mais nada”. Não sei qual o nome correto.
Só sei que vocês pediram pra que gente falasse mais sobre moda e o backstage da NTR. E já que a Paula tá de férias, então o que sobrou pra vocês nessa quinzena foi eu reclamando das duas coisas.
Ter uma empresa de moda no Brasil não é fácil. Assim como ter um emprego em qualquer outra área também não é. Em todo o caso, boa sorte pra nós. Especialmente pra quem também tem um projeto paralelo pra dar dor de cabeça de vez em quando.
E lembrem-se: menos 1 dia para aposentadoria.
Eu até queria trazer um teste um pouco mais ~sério pra news dessa quinzena, mas eu não conseguia parar de rir com esse teste sobre diminuitivos, que quer tentar nos enganar dizendo que as palavras reizinho, poeminha e burrinho não existem.
Mas se você já tiver visto a indicação da quinzena, esse teste aqui também pode ser interessante pra sua tarde de terça-feira.
Bem-vinda a nossa seção de indicações, aqui mostramos coisas que gostamos e nos sujeitamos ao seu julgamento, enjoy
Uma série
Succession: Ok, isso não é uma série nova e muito provavelmente você já ouviu falar dela. Mas como estreou a quarta - e última - temporada na HBO Max nesse final de semana e quando eu postei nos stories da NTR muita gente não sabia do que se tratava, achei que valia a recomendação. É tipo White Lotus mas com bilionários. É cheia de humor ácido, conversas absurdas e problemas que eu nunca vou saber como é ter (tipo ter o benefício de usar um jatinho de forma ilimitada cortado), mas eu amo.
Outra série
Daisy Jones & The Six: Eu não amei a série, especialmente o final, mas foi um entretenimento bom o suficiente pra eu recomendar aqui. Aquelas séries meio novelas pra passar o tempo sabe? Que você quaase se envolve com os personagens, quase ama, quase assiste de uma vez. Foi quase boa, mas já valeu. Tá no Prime Video!
Às vezes uma notícia importante, às vezes algo inspirador, às vezes uma besteira qualquer, de toda maneira a gente acha que esses links valem a pena.
Tudo que tá em vermelho nessa news é clicável!
Qual o seu "vale a pena ver o link"? Mande aqui e quem sabe ele aparece na próxima news!
Top TVZ
Um Top TVZ de 2023, porque depois de ver muitos vídeos da Billie Eilish cantando essa música nos shows no TikTok e não podendo ver ao vivo, ainda foi bem legal ver pela televisão e no conforto do meu lar na transmissão do último Lolla:
Peço perdão pela news mal-humorada, mas espero que a dose de vida real mostre que estamos todas no mesmo barco - especialmente nos dias de tpm.
Boa semana para nós,
Vic
aí como é bom ter um lugar onde as pessoas apenas compartilham a reclamação 🫶🏽🫶🏽 A Reclamação move o mundo, você arrasou na reclamação Vic! Adoro todos os conteúdos de vocês, sempre e sempre que posso indico vocês pra todos
Ameeei a news como sempre! 🫶🏼🫶🏼