O Clone vai acabar, de novo, no Vale a Pena Ver de Novo e eu já estou #chateada com a notícia. Isso porque a novela me acompanhou em várias tardes de home office e a cada novo capítulo me deixava mais impressionada.
Primeiro por conta de como a temática das drogas foi presente e longe do superficial na novela. Eu sou nova, tenho 27 anos, então talvez tenha perdido algum outro enredo do final dos anos 90 e início dos 00 que falasse tão abertamente sobre o tema. Mas lembro, tanto na época e, principalmente, vendo hoje, o quanto falar abertamente sobre o vício em drogas no horário nobre da TV foi marcante e importante.
Pra quem não lembra: o personagem principal (Murilo Benício) tem uma filha jovem (famosa Melconha, interpretada pela Débora Falabella) que se envolve com entorpecentes através dos amigos e acaba se tornando dependente química.
Claro que nem tudo são flores e a realidade de uma pessoa com problemas desse tipo na vida real de hoje pode ser BEM diferente da mostrada na tv. Além de vários outros problemas que uma novela do início dos anos 2000 carrega. O meu ponto aqui é ter sido mostrada, ao longo da novela inteira, uma jovem rica, sendo levada pelos amigos ricos a usar drogas ocasionalmente, se tornando viciada e virando outra pessoa.
Além disso, as cenas da novela intercalam com depoimentos de pessoas viciadas em drogas na vida real, incluindo um ator do elenco que tinha problemas com álcool.
E importante dizer que, quando os depoimentos começaram a ser exibidos, a audiência da novela aumentou. Ultrapassando os últimos sucessos da Globo.
Já o segundo ponto que me impressiona, é como o Clone se manteve relevante culturalmente mesmo 20 anos depois.
Sobre a prova dos seus efeitos na época que foi exibida eu nem preciso falar muito, já que eu sei que se você tem a minha idade ou mais já quis usar a maquiagem da Jade ou ter o anel pulseira dela.
Mas hoje, basta entrar no Twitter que você ainda encontra pessoas usando termos como "queimar no mármore do inferno", "jogada no vento" ou "inshalá". Segundo vozes da minha cabeça, 1 a cada 5 brasileiros sabe quem é o Doutor Albieri.
As redes sociais ainda não existiam em 2002, mas Glória Perez já sabia fazer conteúdo relevante com entretenimento desde muito antes.
Enfim, fiz uma news inteira sobre isso porque eu amo analisar os efeitos de coisas consideradas ~bobas e ~fúteis na cultura popular, e acho que a grande bobagem mesmo é elas serem tratadas de forma inferior, quando comparadas a outros assuntos mais "sérios''.
"Papo cabeça" e novelas não são coisas que facilmente se misturam. Reality shows, top 50 do Spotify, influenciadores e lookinhos também não. E, sinceramente, eu sinto que deveria ser o oposto.
Porque se uma coisa consegue me fazer querer me maquiar como a Jade, ter raiva do Said, aprender sobre os impactos do consumo de drogas e ainda se manter relevante culturalmente num país inteiro depois de 2 décadas, como alguém pode chamar isso de futilidade? E pior, nomeando assim como forma de xingamento.
O que me parece é que, se existe mesmo uma hierarquia de assuntos mais e menos relevantes, ela precisa ser revista urgentemente.
E eu vou ser a primeira da fila a defender as novelas nesse ranking (e claro, os lookinhos também).
É claro que os testes da vez seriam sobre novelas.
Primeiro esse pra você descobrir qual bordão do Clone te representa e depois esse pra você saber, de uma vez por todas, qual vilã icônica você seria.
Dois testes que vão mudar a sua percepção de si mesma nesta terça-feira.
Pode ir marcando a terapia.
Bem-vinda a nossa seção de indicações, aqui mostramos coisas que gostamos e nos sujeitamos ao seu julgamento, enjoy
Uma série
Julia - HBO Max: uma série sobre a Julia Child, que caso você não saiba quem é, recomendo também fortemente o filme Julie & Julia que é um dos meus favoritos. Tem cozinha, tem anos 60, tem política, tem humor. São 8 episódios de 40 minutos gostosos de maratonar num final de semana.
Um podcast
Volodymyr Zelensky - Café da Manhã: eu sei que parece meio chato um episódio de podcast sobre o atual presidente da Ucrânia mas eu juro que achei legal e, principalmente, interessante. Conta a história do seu Volodymyr desde o seu começo na fama, através da arte, da comédia e de uma vitória na Dança dos Famosos. Viu como pode ser mesmo interessante?
E um livro!
Os 7 Maridos de Evelyn Hugo: achei que era um suspense sobre como ela tinha matado cada um dos maridos? Achei. Recebi alguma coisa disso? Não, mas gostei do que me foi entregue kkk. Comecei a ler depois que saiu a notícia de que a Netflix teria comprado os direitos do livro e fiquei curiosa pra ler antes de assistir algo sobre o assunto. Não é um suspense criminal como eu gostaria, mas é um romance intrigante e gostosinho de ler.
Às vezes uma notícia importante, às vezes algo inspirador, às vezes uma besteira qualquer, de toda maneira a gente acha que esses links valem a pena.
agora eu quero ter uma família só pra fazer festinha com tema salão de beleza
o melhor do tiktok são os nichos inusitados do tiktok, esse é um deles
e falando em tiktok, um dos melhores vídeo da rede vizinha é esse e ninguém nem discute
Qual o seu "vale a pena ver o link"? Mande aqui e quem sabe ele aparece na próxima news!
top tvz
O top tvz de hoje não é exatamente de um clipe, mas é pra seguir o tema da edição. E só não é do Clone porque essa me marcou mais.
Lembro de ser a filha chata que corria pra frente da TV pra cantar todas as músicas de abertura. Com essa aqui eu batia ponto.
Quando comecei a news nem eu imaginava que sairia um textão sobre o Clone, mas o, pra mim, o melhor de escrever é isso: começar em um lugar, deixar a vida te levar, e acabar em outro completamente diferente, mas que faz muito sentido também.
Espero que vocês tenham gostado, que gostem de uma boa novelinha velha tanto quanto eu e tenham uma boa semana.
Bjs e até a próxima news!
Victória
Como noveleira de carteirinha (com forte influência de vovó) posso afirmar que a news dessa semana foi icônica, pode mandar conteúdos novelísticos que vou estar aqui pra defender e entender completamente teu sentimento! News linda, só pela próxima, inshallah!
Eu acho incrível (respeitosamente a quem não curte os canais abertos) o trabalho que a Globo faz em *algumas* novelas, tipo O Clone por exemplo, e ainda tem gente com a ousadia de falar que esse tipo de entretenimento é 'fútil' 🗣️
Enfimmm, como sempre, amo a news, continuemmm ♥