Ontem eu vi um vídeo muito bom no tiktok de uma mãe contando sobre como a filha dela bebê é tratada de uma maneira totalmente diferente quando acham que ela é um menino (basicamente sempre que ela não está usando rosa ou um vestido) e quando acham que ela é uma menina.
Não que seja tratada melhor ou pior em cada um dos casos, mas diferente.
A mãe conta que quando a vêem como menina os comentários são sempre sobre a sua aparência, que menina linda, que vestido lindo… Já quando acham que ela é um menino, os comentários estão mais ligados às suas ações, nossa que menino forte, nossa que menino rápido, e assim por diante.
E o ponto que ela traz - e que é um tópico que eu amo - é que desde antes de meninas poderem andar ou falar nós já estamos ensinando-as que as coisas mais importantes sobre elas são aquelas ligadas a sua aparência, a maneira que elas se vestem, o quão bonitas elas são, e isso me lembrou muito esse post que a gente fez ano passado.
Eu não quero dizer que beleza, aparência, etc., não é algo importante, é claro que é, tem um impacto enorme na nossa vida.
Mas o peso que a beleza tem para homens e mulheres é completamente diferente. É só pensar em todas as caixinhas que você tem que dar check quando quer se sentir linda e as caixinhas que os homens têm que dar check para se sentirem bonitos (é claro que falando de uma maneira geral, sempre tem exceções às regras).
Eu tenho certeza que você já ouviu algum parente ou qualquer outra pessoa comentar sobre a foto de alguma mulher que morreu e que aparece no jornal “ah que pena era tão bonita”. Eu nunca ouvi dizerem isso sobre um homem.
As implicações de tudo isso são enormes e eu tô bem longe de compreender toda a dimensão desse tema, mas acho extremamente importante a gente conversar e parar pra pensar sobre isso.
Por isso meu objetivo com a news de hoje é:
1. te fazer refletir sobre isso mesmo que por 5 minutos;
2. te lembrar que a sua aparência não é a coisa mais importante sobre você;
3. te convidar a fazer elogios não relacionados a aparência para sua filha, sobrinha, irmã, amiga (e vc mesma).
Tenho alguns testes para hoje, porque na hora de decidir acabei me divertindo com vários então aqui vão alguns para vocês perderem um tempo hoje:
Começando com dois testes olímpicos, porque esse é o mood de hoje, esse para saber qual momento do ícone douglas é você e mais esse aqui para você saber qual é o seu esporte nessa olimpíadas.
Sei que já ficou cansativo essa coisa de saber se você é millennial ou gen z, mas, como eu to na minha missão de ver todos os filmes da marvel de acordo com as fases do universo cinematográfico, eu gostei desse aqui que te faz escolher entre personagens pra determinar se você é gen z ou já tá véio.
E por último, esse testezinho para saber quem você mandaria pro espaço, numa vibe meio jeff bezos, e meu resultado deu eu mesma, por motivos de: mais fácil eu mesma me retirar do que mandar tudo que me incomoda pra longe rs. Como ficou o resultado de vocês?
Bem-vinda a nossa seção de indicações, aqui mostramos coisas que gostamos e nos sujeitamos ao seu julgamento, enjoy
Um livro
Flores Partidas - Karin Slaughter: ainda não terminei, mas estoy amando! Quem gosta de livro de suspense, com muitas revelações bombásticas, com certeza vai amar também. O livro traz a história de duas irmãs, que seguiram vidas bem diferentes depois que uma delas rompe laços com a família 18 anos atrás, mas que se reencontram após o marido de uma delas ser assassinado. O nome em português é tosquinho, mas não se deixe levar por ele, o livro é bom e bem viciante, não vejo a hora de terminar e descobrir tudo que aconteceu.
Uma série
Marvelous Mrs Maisel - Prime Video: eu já indiquei essa série aqui em uma das nossas primeiras newsletters, mas, algumas milhares de pessoas depois, eu sou obrigada a indicar novamente, pois é uma das minhas preferidas da vida. A série é sobre uma dona de casa nos anos 60 em NY, tentando ganhar a vida fazendo stand up comedy. As atuações são divinas, os personagens maravilhosos, os diálogos são tudo, a produção é perfeita, enfim… é uma série 10/10 que vale a pena o seu tempo and tem previsão de estrear a quarta temporada até o final do ano, portanto você consegue assistir tudo e não sofrer tanto tempo esperando a próxima temporada.
Às vezes uma notícia importante, às vezes algo inspirador, às vezes uma besteira qualquer, de toda maneira a gente acha que esses links valem a pena:
Só fazendo uma obs já que trocamos de plataforma: só clicar no título de cada textinho pra abrir o link
Como era a internet 10 anos atrás
Nesse link você consegue ver como eram alguns dos grandes sites desse mundinho da internet lá em 2011, são sites gringos, mas acho que vale a pena pra ficar “oh meu deus parece que é 1999 e não 2011”.
Orakulum
Esse app foi recomendado por uma seguidora e eu achei bem interessante, ele te sugere séries ou filmes com base num mini questionário sobre o tipo de coisa que vc tá a fim de assistir.
Quem lembra do Akinator?
Lembra do geniozinho que sempre acertava em quem você estava pensando depois de responder algumas perguntas de sim ou não? Pois eu desenterrei a lenda e trouxe aqui pra relembrar com vocês. Ele continua afiadíssimo e agora moderno tem app pra jogar no cel.
top tvz
Se vamos ser amigas você precisa saber que eu era obcecada com Panic! At The Disco na minha adolescência, eu chorei como um bebê quando a banda se separou e o Brendon Urie era o grande amor da minha vida.
E essa foi a news de hoje my friends, um pouquinho de revolta, muitos testes relevantes, indicações topz e links legais, conforme você já está acostumada.
O tema da ~reflexão de hoje é um que eu gosto muito de conversar sobre, portanto se você tiver algo a dizer sobre ele - ou qualquer outra parte da news (como os resultados dos seus testes kkkk) - vou adorar bater um papinho via email com você.
Bjks e até a próxima,
Paula :)
Ai como eu amo vcs. Lendo de nv pq amei.